De olho no futuro: estudantes de pedagogia encontram no Escolas Conectadas uma fonte de conhecimento complementar

De olho no futuro: estudantes de pedagogia encontram no Escolas Conectadas uma fonte de conhecimento complementar

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13/11/2020
Em um contexto de distanciamento social muitos professores identificaram a necessidade de reinventar ou aprimorar suas metodologias de ensino para atender as necessidades de seus alunos diante de uma nova realidade. Segundo a pesquisa do Instituto Península: Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil, divulgada em maio de 2020, 75% dos participantes manifestaram que gostariam de receber apoio e treinamento sobre ensino à distância. 

Outro estudo, do Projeto: a educação não pode esperar realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa sobre ações para minimizar os impactos negativos à educação em razão das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, aponta que 61% dos professores não estavam recebendo formações profissionais da rede para desenvolverem atividades à distância. 

Diante da complexidade e dos desafios na educação especialmente no ano de 2020, professores iniciaram a sua busca por ferramentas, metodologias e novos meios para ensinar seus alunos. Além deles, os estudantes de pedagogia também puderam perceber os efeitos da pandemia, e pensando no futuro e nos conhecimentos importantes para a profissão, alguns utilizaram esse período para aprender novas práticas, incrementar o currículo e adquirir horas complementares (carga horária extracurricular). Para oportunizar isso, muitas universidades se organizaram para oferecer cursos nas áreas disciplinares correspondentes à educação básica, a partir das diretrizes do Conselho Nacional de Educação. Além disso, a BNC-Formação em seu artigo 4° ressalta a obrigatoriedade do licenciando desenvolver competências específicas docentes categorizadas nas dimensões de: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.

A exemplo disso, o Centro Universitário Ítalo Brasileiro em parceria com o Escolas Conectadas incentivou a inscrição de seus alunos de pedagogia e licenciatura em uma série de cursos on-line e gratuitos na plataforma. Por acreditar na importância de agregar práticas de ensino-aprendizagem inovadoras na formação inicial de professores, os cursos do Escolas Conectadas são estruturados para atender as demandas do cenário educacional brasileiro, incluindo o desenvolvimento de competências docentes. Afinal, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9398/96) a formação inicial de professores é um dos pontos centrais para a garantia de uma educação de qualidade. 

 A parceria da nossa plataforma com a instituição resultou até o momento na participação de 600 estudantes inscritos em 10 cursos diferentes que abordavam temas como: competência digital básica para docentes, relações entre tecnologia e currículo, a utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo didático, a personalização do ensino e a alfabetização em classes multisseriadas.

Veja todos os cursos disponíveis clicando aqui
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Comentários - 3


Regina Gois Bitencourt
16/11/20 18:16
Muito importante, pois esclarece o quanto é necessário a formação continuada,. 
Carla Vianna Gonçalves
18/01/21 18:50
Esses cursos me ajudam a aumentar meu potencial como professora e como estudante. Já não sei mais ficar sem eles!  
Maura Regina Zanata Gonçalves
19/04/21 10:08
muito importante ,  esse curso ganhei ponto na avaliação de desenpenho.

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