Junho: Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

03/06/2022
Cultura é a marca registrada das datas comemorativas do mês de junho. Cinema e celebrações populares são apenas alguns exemplos de temas que você pode trabalhar em sala de aula com os estudantes durante o mês.

Lembrando que as efemérides representam uma excelente oportunidade de aprofundar discussões e engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, educador, separamos algumas datas para você planejar as aulas de junho de forma criativa e inovadora. Confira a seguir!

Festa Junina (mês todo)
O mês de junho traz a expectativa pelas comidas e danças típicas das Festas Juninas. As celebrações homenageiam os dias de três santos católicos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Apesar disso, cada região do Brasil tem sua forma de comemorar a data. Por isso, a Festa Junina também pode ensinar mais sobre a cultura popular brasileira. Na plataforma Escola Digital você encontra mais de 136 recursos gratuitos para trabalhar a data com os estudantes.

01/06 - Dia da Imprensa
A educação midiática é uma competência considerada essencial pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se da capacidade de interpretar e analisar criticamente produções que vêm da mídia. Assim sendo, o Dia da Imprensa é uma excelente oportunidade de estudar o processo por trás da construção de uma narrativa. Com o curso Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia, os educadores podem trabalhar essa competência com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As atividades abordam habilidades linguísticas e digitais, além de contribuírem com a formação de um olhar múltiplo e crítico do mundo. O curso está disponível gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas. Saiba mais!

05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada cinquenta anos atrás pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, é sinônimo de conscientização sobre a importância de preservar a natureza.Entendendo a importância deste debate para a educação, a plataforma Escolas Conectadas passou a oferecer cursos para abordar o Meio Ambiente com os estudantes. Alguns exemplos são:  Jornada dos Biomas e Gotas de Conscientização. Todas as formações são online, certificadas e 100% gratuitas!

19/06 - Dia do Cinema Brasileiro
Em junho de 1898, o filme Vista da Baía da Guanabara entrou para a história do Cinema Brasileiro como o primeiro longa a ser rodado no país. A partir de então, o dia 19 de junho se tornou um marco para celebrar as produções nacionais. Além de ser uma maneira dinâmica de contar histórias, o cinema é uma ótima ferramenta para professores que querem promover engajamento entre os estudantes. E por que não incentivá-los a criar as próprias produções? No curso Laboratório de criação de vídeos de bolso, os educadores terão a oportunidade de incentivar a autoria e a comunicação a partir da criação de roteiros e vídeos. Conheça o potencial pedagógico da linguagem cinematográfica na plataforma Escolas Conectadas!

20/06 - Dia Mundial do Refugiado
Segundo relatório da ACNUR (Agência de Refugiados na ONU), o ano de 2020 marcou um recorde de deslocamentos forçados ao redor do mundo. Ao todo, eram cerca de 82,4 milhões de refugiados. Nesse sentido, refletir sobre esse fluxo migratório pode ajudar a traçar paralelos com a evolução de conflitos geopolíticos e ambientais ao longo da História. Além disso, é uma oportunidade de exercitar a empatia e a colaboração. Esse é o objetivo do roteiro de estudo  "De onde eu sou? É daqui?", disponível para download na plataforma Escola Digital. Acesse gratuitamente!

Agora, conta pra gente. Quais datas você pretende trabalhar em junho com seus estudantes? Deixe nos comentários!

Elenilda de Souza do Vale
18/06/22 18:11
Particularmente, achei muito interessante todas essas ideias oferecida pelo programa. Realmente facilita e motiva o educador a preparar uma aula mais motivada e dentro do contexto.
Muito obrigada por toda oferta nesta plataforma.
Milena Souza Santos
01/07/22 20:34
Abriu um leque para enriquecimento das aulas.
Maria Aparecida Paulo Santos
01/07/22 21:29
Muito bom, enriquecendo nossa aula.
Regina Maria dos Reis Teixeira
05/07/22 16:45
Muito bom mesmo. Um leque de novidades para sala de aula