
Conheça datas comemorativas de fevereiro e volte às aulas em ritmo de carnaval
Saiba quais são as principais datas comemorativas do mês e já prepare a sua atividade carnavalesca!
Após o período de festas de fim de ano e as férias de janeiro, está chegando a hora das aulas voltarem! Enquanto os estudantes preparam as mochilas e as escolas se adequam para o esperado retorno, os educadores devem preparar aulas atrativas e desafiadoras para engajar cada vez mais a sua turma em prol da aprendizagem.
E, se o ano letivo está começando, a Agenda do Educador também está de volta! Publicada mensalmente no blog da plataforma Escolas Conectadas, a agenda reúne as principais datas comemorativas do mês, com sugestões de como trabalhar as efemérides em sala de aula e de cursos para incrementar ainda mais a sua prática pedagógica.
Confira mais a seguir:
Carnaval (1 a 5 de março)
Em 2025, o Carnaval será realizado em março. Como a festa se dará logo no início do mês, muitos educadores aproveitarão fevereiro para tirar as atividades carnavalescas do papel – e o glitter da gaveta. Por esse motivo, trataremos excepcionalmente de uma data comemorativa de março nessa agenda.
O Carnaval é uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira, conhecida por tomar as ruas das cidades com muita alegria e criatividade. De tão grande que é, a festa extrapola os ambientes dos blocos e escolas de samba e também conquista as escolas de todo o país.
Um exemplo disso é o projeto “O Carnaval é Mara!”, desenvolvido pela professora de artes Marinildes Brito na UEB (Unidade de Educação Básica) Alberto Pinheiro, em São Luís (MA). Inspirado nos tradicionais blocos de rua da capital maranhense, o projeto utiliza metodologias ativas, como a sala de aula invertida, para engajar os estudantes. A proposta convida a turma a pesquisar sobre o Carnaval, trazendo imagens e elementos que tenham em casa e que representem essa celebração cultural.
“Neste tema, podemos trabalhar diversas habilidades com os estudantes, não só a arte em si, mas a interdisciplinaridade, o diálogo com toda a equipe escolar, a valorização da cultura e a preservação da memória”, afirma a educadora.
Feita a pesquisa, os estudantes apresentam suas descobertas e trocam conhecimentos e experiências de Carnaval. Nas etapas seguintes, produzem textos e debates em sala, e passam também a confeccionar fantasias e máscaras, trabalhando em grupos e compartilhando materiais e ideias. Ao final desse processo, é realizada uma exposição destacando as produções, além de um baile carnavalesco.
Dessa forma, a turma passa a entender essa festividade de forma contextualizada, relacionando com seu dia a dia. “Assim, eles compreendem melhor e valorizam a nossa cultura. Quando o estudante entende a importância de manifestações como o Carnaval, ele se apropria da sua própria história.”
O Carnaval também é uma ótima oportunidade para os educadores planejarem momentos de criação artística e de reflexão sobre as manifestações culturais. É possível pensar desde atividades mão na massa – como a confecção de adereços, fantasias e estandartes, que darão cores à folia – ou atividades que ampliam o repertório cultural dos estudantes, principalmente com práticas pedagógicas que utilizam música e dança.
Por fim, caso queira aproveitar a data para colocar a criatividade dos estudantes em ação, explorando ferramentas digitais que instigam o interesse e apoiam a autoria de crianças e jovens, o curso gratuito “Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar” é feito para você!
Dia de Iemanjá (02/02)
Essa data reserva um grande acontecimento nas águas e areias das praias brasileiras: um momento de louvação e cantorias para Iemanjá, também conhecida como Rainha do Mar pelos adeptos das religiões de matrizes afro-brasileiras, sempre trajados de vestes brancas.
Neste dia, convide os estudantes para uma reflexão sobre a importância do respeito às diversas crenças. Faça uma roda de conversa para discutir a pluralidade cultural no Brasil e a importância de respeitar as inúmeras crenças e tradições existentes em todo o país. Caso queira entender melhor como aplicar a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em sala de aula, o curso “Introdução à Educação Antirracista” é perfeito para você!
Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02)
A data foi instituída em 2008 para relembrar a morte da liderança guarani Sepé Tiaraju durante um dos muitos levantes indígenas contra colonizadores espanhóis e portugueses na região sul do país, em 1756. Desde então, os povos indígenas já lutavam pela manutenção de suas terras e modos de vida em todo o território do que viria a ser o Brasil.
Que tal exibir vídeos curtos ou documentários sobre as culturas indígenas no Brasil, para estimular a reflexão e transmitir mais conhecimento sobre os povos tradicionais da floresta? Aliás, o curso “Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” possui conteúdos inspirados no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, do pensador e líder indígena Ailton Krenak, que podem ser realizados pelo educador em conjunto com os estudantes em aula.
Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências (11/02)
A data busca conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero precisam andar lado a lado, contribuindo para dar visibilidade ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, da Agenda 2030 da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e dar poder às mulheres e meninas para realizarem seu potencial criativo.
Para fortalecer ainda mais essa data, organize uma atividade prática onde os estudantes destaquem a importância das mulheres em diferentes campos da ciência. Se quiser aprofundar ainda mais, o curso “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir” explora meios de despertar a curiosidade dos estudantes utilizando conceitos da pesquisa científica. Para isso, a formação gratuita e on-line utiliza recursos como metodologias ativas, tecnologias digitais e a abordagem STEAM.
Dia Mundial do Rádio (13/02)
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem hoje, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências. Para celebrar esse fato, o Dia Mundial do Rádio inspira uma reflexão sobre a importância do acesso à informação. Afinal, o aparelho funciona tanto como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação quanto na promoção cultural ou em casos de emergência social.
Aproveite para organizar uma roda de conversa na qual todos os estudantes respondam à seguinte pergunta: como o rádio influencia a nossa percepção do mundo e das notícias?
Dia Nacional do Livro Didático (27/02)
Este dia homenageia um dos instrumentos mais importantes da educação: o livro didático. Esse material é fundamental ao processo educativo de estudantes e professores e, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cerca de 206 milhões de exemplares foram distribuídos no Brasil apenas em 2024.
O livro didático auxilia e orienta o aprendizado dos estudantes, e possui informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Eles também orientam os educadores durante o processo de ensino e aprendizagem, apoiando na organização curricular e nas práticas pedagógicas.
Nesta data, você pode organizar atividades que evidenciem a importância das propostas pedagógicas e dinâmicas presentes no material. Promova uma redação sobre a importância do livro didático para o processo educativo, por exemplo, ou até mesmo ajude seus estudantes a produzirem marcadores e capas protetoras para os livros.
Comentários -