Conheça as datas comemorativas de novembro e planeje aulas com mais diversão e interação

Conheça as datas comemorativas de novembro e planeje aulas com mais diversão e interação

+
28/10/2024

Antecipe o calendário e faça o seu planejamento pedagógico com os cursos da plataforma Escolas Conectadas

A reta final do ano se inicia em novembro. Para os educadores, esse é o momento de respirar fundo e juntar a energia necessária para encerrar o ano letivo.

Mas não se preocupe, você não está sozinho! Além de toda a comunidade escolar ao seu redor, também estamos aqui para apoiar com dicas e sugestões de atividades para o penúltimo mês do ano. Aproveitando as datas comemorativas de novembro, há inúmeras possibilidades de práticas educativas para serem desenvolvidas em sala de aula. Conheça algumas a seguir:

Dia da Ciência e Cultura (05/11)

Uma data que celebra duas práticas que transformam a sociedade. Esse é o Dia da Ciência e Cultura, que tem a intenção de estimular a expressão cultural e a produção do conhecimento científico em todo o país. 

Assim como a cultura, o desenvolvimento da ciência possibilita novas formas de pensar e agir, e ambas são manifestações essenciais para a busca de respostas e para o crescimento das futuras gerações. Ainda, a partir da união dessas duas práticas é possível realizar análises para identificar o comportamento em um determinado território, como os seus gostos, preferências e maneiras de solucionar um conflito.

Este é um bom dia para realizar algo semelhante na sua escola. Que tal realizar uma pesquisa científica para descobrir quais são as preferências da sua turma em relação à músicas, filmes, esportes, entre outros temas de grande relevância cultural? Os cursos gratuitos “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir” e “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” apoiarão nesse processo.

Dia do Diretor de Escola (12/11)

Neste ano, já tivemos datas para comemorar os professores, os estudantes e também as crianças. Chegou a hora de expandir esse leque para mais um importante profissional que compõe o universo da educação: o diretor de escola!

Essa data homenageia o profissional que lidera e administra as instituições educativas, garantindo a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários. Que tal aproveitar essa efeméride e, para além dos sempre bem-vindos agrados e carinhos, mostrar o trabalho do diretor para a sua turma? Dê preferência para uma apresentação que reforce a importância deste profissional para a escola superar desafios e alcançar uma educação de qualidade.

Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)

Em 20 de novembro de 1695, morria Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas que o Brasil já viu. Hoje, exatos 329 anos depois, a data de sua morte virou um símbolo de luta para os movimentos de resistência negra e antirracista do país e, consequentemente, para a sociedade brasileira como um todo.

A mesma legislação que instituiu essa data – a lei 10.639 – também tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Este tema também é referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros ao longo da Educação Básica.

Para trabalhar essa data em sala de aula, é interessante ter uma proposta transversal e multidisciplinar sobre o tema: desde a Língua Portuguesa, com produção textual sobre a questão racial; as Artes, com cultura e expressão artística de povos africanos; a Geografia e a História, com informações específicas sobre esse continente; e até mesmo a Matemática, com o estudo de dados socioeconômicos que mostram a desigualdade histórica da qual a população preta é alvo no Brasil.

Uma dica para os educadores se aprofundarem ainda mais neste tema tão essencial para os dias atuais é o curso gratuito “Introdução à Educação Antirracista”. 

Dia Mundial da Televisão (21/11)

Houve um tempo no qual o aparelho televisor era considerado a maior inovação tecnológica de todos os tempos. Claro que de lá para cá essa história mudou, com a chegada dos computadores e smartphones, mas a televisão ainda é revolucionária. Para dar uma dimensão da sua importância e onipresença, o IBGE constatou que 71,5 milhões de tevês estão em funcionamento no Brasil - em aproximadamente 95% dos lares do país.

Quem está no dia a dia da escola sabe que qualquer atividade que envolva uma televisão já é o suficiente para conectar os estudantes ainda mais com determinados conteúdos. Já pensou em aproveitar esta data para contar a evolução deste equipamento, usando a própria televisão para isso? No YouTube há inúmeros vídeos contando essa história.

Conectando o aparelho ao contexto escolar, a televisão representa uma grande possibilidade para praticar a contação de histórias, fundamental para o desenvolvimento da oralidade na escola e em outras situações. Quando expostos à narrativas envolventes, os estudantes têm a imaginação, a criatividade e as habilidades linguísticas desenvolvidas. Como falamos neste texto, a presença dessas narrativas permite aos alunos explorar diferentes perspectivas, temas e dilemas, facilitando discussões significativas e promovendo a empatia.

Dia do Músico (22/11)

Se há uma prática pedagógica comum para todas as fases da educação básica, ela é a música. Desde as canções infantis e as brincadeiras com os sons do corpo até as batalhas de rima – ou mesmo aquelas letras de canções com espaços em branco para serem preenchidos nas aulas de idiomas –, as harmonias e melodias musicais preenchem o espaço sonoro das escolas.

Então, nada mais justo do que celebrar os profissionais que dão vida às músicas, certo? Nesse dia, vale convidar músicos para compartilhar suas experiências e inspirar os estudantes, além, é claro, de dar uma “palhinha” em sala de aula. Outra possibilidade é incentivar os alunos a compor suas próprias músicas, organizando concursos de composição ou projetos colaborativos onde grupos criem uma peça musical em conjunto.

Se você quer dar ainda mais protagonismo aos seus estudantes, inscreva-se no curso gratuito “Metodologias ativas: aprendizes protagonistas”, que apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica.

Dia Nacional da Onça-Pintada (29/11)

Um dos animais que é símbolo do Brasil também tem um dia em sua homenagem: a onça-pintada. Considerada o maior felino das Américas, a onça-pintada é um animal ameaçado de extinção no Brasil e no mundo, principalmente por causa da caça ilegal e do aumento do desmatamento e queimadas.

Aproveite este gancho para reforçar em sua aula a importância da biodiversidade e da preservação da natureza! As atividades podem incluir leitura de histórias sobre a onça-pintada, discussões em grupo, produção de cartazes e desenhos. Para enriquecer o projeto, os educadores podem convidar um especialista em fauna para falar sobre as características desse animal e, se possível, promover uma visita a um zoológico ou reserva ambiental, para que os alunos possam ver de perto a onça-pintada e outros animais.

Compartilhe essas ideias com seus colegas e apoie outros educadores a chegarem ainda mais preparados para o próximo mês!