Dicas de cursos gratuitos para se preparar para o próximo ano letivo

22/12/2022

Confira formações que têm como foco o desenvolvimento de competências digitais e que são disponibilizadas gratuitamente pela plataforma Escolas Conectadas

As transformações causadas pelo distanciamento social nos processos de ensino e aprendizagem não podem ser ignoradas pela sociedade. A pandemia tornou a tecnologia ainda mais presente em nosso cotidiano, uma vez que muitas interações passaram a ocorrer de maneira remota a partir desse período.

Na educação não foi diferente. E a crescente influência da tecnologia no dia a dia tornou essencial o desenvolvimento de competências digitais por educadores e estudantes, para o aproveitamento pleno dos recursos tecnológicos..

Muito além de ter aptidão com ferramentas e softwares, as competências digitais estão relacionadas com a capacidade de utilizar a tecnologia na busca por soluções e otimização do cotidiano.

Por isso, é hora de se adaptar às mudanças também em suas práticas pedagógicas. E nada melhor do que investir na sua formação continuada para voltar à sala de aula, no próximo ano letivo, com o preparo necessário para atender às novas demandas educacionais.

Leia mais: 6 palestras gratuitas que apoiam novas estratégias de ensino para professores

O desenvolvimento de competências digitais em sala de aula

O principal papel da escola é formar integralmente os futuros cidadãos, inclusive para o mercado de trabalho. E, diante de um mundo de transformações constantes, algumas habilidades já se fazem necessárias para quem deseja se destacar.

Nesse contexto, a Cultura Digital se mostra indispensável para a leitura e interpretação das informações. Por isso, ela está entre as dez competências gerais definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Logo, é tarefa do educador estimular os estudantes no desenvolvimento de habilidades que os permitam usufruir das tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.

Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem

Que tal se aprofundar no universo da programação, explorando suas potencialidades e benefícios para os alunos?

Essa é a proposta da formação Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem, disponibilizada gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas.

O curso, que explora a lógica de programação e o pensamento computacional através de práticas plugadas e desplugadas, é autoformativo e possui 30 horas de duração. Voltado para educadores dos Ensinos Fundamental e Médio, ele está com turma aberta e pode ser realizado até 30 de janeiro de 2023. No final da formação, você, professor, receberá um certificado do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

Inscreva-se agora mesmo e participe!

Aprofundando-se na programação em blocos

Nossa segunda recomendação para você se aprimorar no tema Competências Digitais é o curso O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch, também disponibilizado gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas.

A formação apresenta ao professor inspirações de projetos desenvolvidos no Scratch, uma linguagem de programação que permite a criação de jogos, aplicações e animações através de uma programação colaborativa. Assim, estimulando o pensamento criativo, lógico e analítico dos alunos.

Autoformativo, com 30 horas de duração e também certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o curso gratuito já está com as inscrições abertas e pode ser concluído até o dia 30 de janeiro de 2023.

Aproveite essa oportunidade e inscreva-se!