Agosto: Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

27/07/2022

Que tal preparar aulas com conteúdos que ajudam a conectar os estudantes às histórias de cada celebração do mês de agosto? Nesse sentido, selecionamos algumas datas, com dicas de cursos e recursos digitais que irão te apoiar no seu planejamento pedagógico.

Vale ressaltar que as efemérides representam oportunidades de aprofundar discussões e engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Explore esses temas em sala de aula!

07 de agosto: Aniversário de Caetano Veloso

Músico, escritor e um dos precursores do movimento Tropicalista, Caetano Veloso completa 80 anos este mês. O artista polivalente iniciou sua carreira interpretando canções da Bossa Nova. E hoje é um dos grandes nomes da música popular brasileira.
Desde a adolescência, Caetano dava os primeiros passos no mundo da escrita. Até conquistar o reconhecimento popular pelas letras de suas canções e por suas obras literárias. Seguindo o exemplo do artista, estimule os estudantes a desenvolverem a escrita desde cedo!

No curso Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia, é explorada a construção narrativa, através de elementos como preservação da cultura oral, autoconhecimento e percepção de mundo. A próxima turma terá início no dia 01/08. Inscreva-se agora mesmo!

12 de agosto: Dia Nacional das Artes

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte compõe o quadro de disciplinas do ensino básico, uma vez que enuncia a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.
Para celebrar as mais diversas manifestações artísticas, 12 de agosto foi instituído como o Dia Nacional das Artes.

Que tal preparar aulas para apresentar aos seus alunos a importância da linguagem artística para a vida e incentivar a produção artística dos estudantes? Nesse sentido, indicamos o roteiro de estudo Artes no Corpo e os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) Artes Visuais e Música e Inhotim, paraíso das artes. Todos podem ser acessados gratuitamente na plataforma Escola Digital.

19 de agosto: Dia Mundial da Fotografia

Ainda relacionado ao mundo das Artes, não poderíamos deixar de fora o Dia Mundial da Fotografia. Celebrado na data que marca o surgimento do daguerreótipo e a sua utilização para criar as primeiras fotografias permanentes, a efeméride se mostra como uma oportunidade para explorar a linguagem fotográfica e audiovisual em sala de aula.

Pensando nisso, aproveite para participar da próxima turma do curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento. A formação explora as técnicas fotográficas e princípios de imagens digitais através de experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem. Ficou interessado? A próxima turma começa em 15/08.

22 de agosto: Dia do Folclore

Fruto da união das culturas indígenas, africanas e europeias, o folclore é, por definição, um conjunto de costumes, danças, lendas e contos de um povo. Além disso, é considerada uma das principais datas do calendário escolar brasileiro. Nesse sentido, o Dia do Folclore é fundamental para o resgate da importância e valorização das manifestações culturais no país.

Para que você, professor, possa estimular a curiosidade e a expressão dos alunos através das tecnologias digitais, indicamos o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender. A formação é gratuita e será realizada, a partir de 29/08, aqui na plataforma.

Também sugerimos dois planos de aula sobre as características do folclore para você aprimorar as suas práticas pedagógicas. Ambos são para turmas do Ensino Fundamental. Um deles é voltado para os 7º e 8º anos e o outro para turmas do 5º ano.

29 de agosto: Dia Internacional do Gamer

Criado em 2008 por um grupo de revistas espanholas especializadas no tema, o Dia Internacional do Gamer celebra os adeptos de jogos digitais.

Considerado uma linguagem que “faz a cabeça dos jovens”, os jogos eletrônicos podem ser eficientes recursos pedagógicos, capazes de guiar um aprendizado mais interessante e significativo.

Nesse sentido, nossa dica é que você, professor, inicie o curso O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch para trabalhar o tema com seus alunos. A formação apresenta inspirações de projetos realizados com base na programação em blocos, através da ferramenta Scratch. Com isso, possibilita a construção de aplicações e outros recursos autorais, estimulando a articulação colaborativa, a resolução de problemas e a ação cidadã dos alunos por meio de criações multimídia.

Conte pra gente quais datas você pretende trabalhar com seus estudantes. Deixe nos comentários!

Luís Sergio da S. Condados
01/08/22 21:59
Excelente!
Cacilda Aparecida Costa Paranhos
02/08/22 01:51
Parabéns, Sempre nos subsidiando materiais de grande valia. Grata
Jadiel Ferreira dos Santos
02/08/22 05:51
12 e 19 de Agosto
Dalzeclea Baratinha Rodrigues
02/08/22 07:02
Temas muito inxpirador para trabalharmos em sala de aula.
Josefa Patrícia Nascimento Guimarães
02/08/22 07:06
Dia do folclore, dia internacional dos games e realizar o curso. Obrigada pelas dicas.
Francisca das Chagas Azevedo da Silva
02/08/22 08:56
Conteúdo maravilhoso, obrigado pelas dicas! Dia do folclore brasileiro.
Maria Vilma Jose da Costa Silva
02/08/22 09:06
Maria Vilma Jose da Costa Silva.
12 e 22 de agosto.
Parabéns, Conteúdo Maravilhoso.

Luciana Andrade dos Santos de Souza Magrani
03/08/22 20:37
Senti falta de um encaminhamento para celebrar o Dia do Estudante!
Fredson Ferreira de Souza
04/08/22 12:33
Conteúdo maravilhoso
Joselia Andrade Oliveira
04/08/22 21:48
As datas deve ser abordada em aula mas não se faz necessário todas
Sonia Alves da Silva
06/08/22 13:25
Parabéns,  obrigada por contribuir com o meu aprendizado.