enlightED 2022: saiba como e por quê trabalhar a Cultura Digital em sala de aula

enlightED 2022: saiba como e por quê trabalhar a Cultura Digital em sala de aula

+
14/12/2022

Um dos maiores eventos globais de educação destacou a formação docente como indispensável para a educação pública na Era Digital

 

Sem dúvida, a cultura digital impacta diretamente os rumos da educação. Ainda assim, a inclusão de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem não pode ser feita sem intencionalidade. Esse foi um dos temas debatidos durante o enlightED Brasil 2022.

“Uma vez que estamos de volta à escola, as tecnologias digitais não podem mais ser pensadas de forma isolada. A inovação na educação é muito mais metodológica do que tecnológica. Certamente, são as estratégias pedagógicas que vão garantir resultados efetivos na aprendizagem dos estudantes”, pontuou Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional.

A especialista em psicologia escolar foi uma das convidadas do evento, realizado em novembro. No Brasil, foi organizado pela Fundação Telefônica Vivo e transmitido on-line. A iniciativa faz parte de uma coalizão que teve início em 2017, na Espanha, e já se configura como uma das principais conferências mundiais sobre educação, tecnologia e inovação. 

Ao longo de dois dias de evento, os convidados debateram temas como cultura digital para as juventudes, combate às desigualdades educacionais e desenvolvimento de competências digitais. Entre as conclusões tiradas, uma delas se destacou: a necessidade de investir em formação docente. 

 

Leia mais: Formação continuada para educadores é prioridade no pós-pandemia

 

Cultura Digital: como a tecnologia pode se aliar à educação pública?

Durante a mesa “A tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais das escolas”, os professores Lilian Bacich e Luciano Meira reforçaram a importância de construir uma cultura digital a partir de três frentes: reformulação curricular, recomposição de aprendizagem e formação de professores.

“Antes de tudo, a transformação digital exige uma mudança cultural na mentalidade das pessoas. Por isso, desenvolver competências digitais em educadores é fundamental para que eles possam usar as tecnologias para apoiar processos de engajamento e personalização”, ponderou Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e cofundador da Joy Education.

De acordo com o especialista em metodologias ativas, as tecnologias digitais podem potencializar as etapas que constituem uma aprendizagem significativa. São elas: engajamento, desenvolvimento de competências e criação de comunidades. Além disso, também ajudam a enfrentar a indisciplina em sala de aula. “Afinal, quando os estudantes encontram uma motivação para aprender, passam a enxergar mais sentido na escola”, acrescenta.

Em complemento, Lilian Bacich recomenda aos educadores trazer os estudantes como aliados nessa curva de aprendizagem com o uso de tecnologias. Ao mesmo tempo em que eles assumem papel de protagonistas, também auxiliam os professores nas atividades propostas. 

“Assim como as competências socioemocionais, a tecnologia não precisa ser trabalhada em uma aula específica. Ambas devem estar presentes em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, os estudantes desenvolvem competências de forma integral e interdisciplinar”, concluiu a especialista.

 

Trabalhe Cultura Digital com a plataforma Escolas Conectadas

Pensando em oferecer recursos para que os educadores possam inserir a cultura digital de forma transversal em sala de aula, a plataforma Escolas Conectadas oferece formações gratuitas que trazem a temática sob diversos ângulos.

Desde narrativas digitais até programação desplugada, os cursos abordam metodologias ativas que podem contribuir para potencializar o aprendizado dos estudantes a partir de tecnologias digitais. Além disso, são certificados e alinhados às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira as formações com inscrições abertas:

 

1. BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender

Carga horária: 10 horas

Modalidade: Autoformativo (sem mediação)

Nesta formação, você vai entender mais sobre como as tecnologias digitais podem potencializar a curiosidade e a autoria dos estudantes. A partir de ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas, aplicativos e ferramentas, você vai poder trazer recursos gamificados e multimídia para suas aulas. Além disso, todos os módulos estão alinhados às competências previstas pela BNCC. Clique aqui para se inscrever!

Caso queira aprofundar ainda mais essa discussão, recomendamos o curso de 40 horas Escola Digital: tecnologias e currículo, que também está com inscrições abertas.

 

2. Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia

Carga horária: 30 horas

Modalidade: Autoformativo (sem mediação)

O curso aborda a Cultura Digital e o Pensamento Computacional como propulsores da identificação de problemas e da  busca de soluções a partir do raciocínio lógico e da criatividade. A proposta é fazer com que os educadores se familiarizem com essa mentalidade colocando a mão na massa de forma lúdica. Saiba mais e inscreva-se!

 

3. Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?

Carga horária: 10 horas

Modalidade: Autoformativo (sem mediação)

A partir de uma jornada prática, o curso busca introduzir a cidadania digital nas escolas. Assim, os educadores poderão encorajar as crianças e jovens para um uso consciente e responsável da internet. Nele você terá a chance de navegar por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Inscreva-se já!

Se você reconhece a importância da cidadania digital e quer se preparar mais para esta nova realidade digital, confira o curso de 48 horas Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet”

 

4. O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch

Carga horária: 30 horas

Modalidade: Autoformativo (sem mediação)

Esta formação propõe a programação em blocos como estratégia de apoio à mobilização e ao desenvolvimento do pensamento criativo, lógico e analítico dos estudantes. Com a utilização do Scratch, uma das linguagens de programação mais populares do mundo, você e seus alunos são convidados a dar os primeiros passos na construção de aplicativos, jogos, animações e outros recursos autorais. Além disso, os educadores contam com uma rede de professores para trocar e aprimorar suas produções durante o período de aprendizagem. Inscreva-se e participe da turma!