Julho: Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

Julho: Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

+
01/07/2022
O mês de julho está começando, e relembra acontecimentos e personalidades importantes para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas. Justamente por isso, ele está recheado de oportunidades de trabalhar com os estudantes temas como Arte, Direitos Humanos e História.
 
Afinal,  as datas comemorativas permitem aprofundar discussões e engajar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Confira a seguir algumas efemérides que separamos para te ajudar a planejar aulas temáticas em julho.
 
03/07 - Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial
 
No dia 3 de julho de 1951, a lei Afonso Arinos (nº 1.390) foi sancionada como a primeira a considerar discriminação racial passível de condenação. Embora o racismo só tenha sido reconhecido como crime na Constituição de 1988, essa lei representou um avanço para a legislação do país. 
 
Por entender a educação como peça-chave no combate ao racismo estrutural, recomendamos o curso Promovendo uma Educação Antirracista. A partir dele, você, educador, terá a chance de debater sobre as relações étnico-raciais em sala de aula, reafirmando o compromisso com práticas pedagógicas antirracistas. As inscrições estarão abertas a partir de 04/07 na  plataforma Escolas Conectadas. O curso é gratuito. Aproveite para participar! 
 
06/07: Aniversário de Frida Kahlo 
 
Frida Kahlo foi uma pintora e ativista mexicana que ficou conhecida por suas  obras de realismo fantástico. A maioria delas retratava suas vivências e a cultura ancestral do México. Ela nasceu em 6 de julho de 1907, e, em 2022, completaria 115 anos. Atualmente,  a artista  é um ícone da cultura pop contemporânea. Principalmente para os movimentos feministas e LGBTQIA+, devido à sua personalidade transgressora, que fez da artista uma mulher à frente de seu tempo e que, até hoje, ensina sobre resiliência e criatividade.
 
Que tal aproveitar a data para incentivar os estudantes a se expressarem através da arte? No curso Fotografia na Aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento, os professores partem dos registros fotográficos para trabalhar comunicação, pensamento crítico e criativo em sala de aula. Bem como o repertório cultural dos jovens do Ensino Fundamental e Médio. As inscrições estarão abertas a partir de 01/08. Saiba mais!
 
 
08/07: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador
 
Em 08 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi inaugurada para reunir as contribuições dos cientistas que chegaram ao país em 1948 com o propósito de implementar universidades públicas no Brasil. Por isso, as leis que institucionalizaram o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador escolheram realizar as celebrações em um só dia, para reforçar a importância da Ciência e das pesquisas científicas para a sociedade. 
 
E por que não comemorar a data projetando e construindo robôs? Pode parecer difícil, mas com o curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável, os professores aprendem a promover aprendizagens interdisciplinares a partir de estruturas básicas de programação. As aulas iniciaram em  4 de julho, mas ainda dá tempo de você se inscrever  gratuitamente e participar da turma. Não perca essa oportunidade e inscreva-se já!
 
18/07: Aniversário Nelson Mandela
 
Símbolo da luta pela paz e pela igualdade racial, Nelson Mandela deixou um legado imensurável e multidisciplinar para crianças e jovens. O líder assumiu a presidência da África do Sul após ter passado 27 anos na prisão por combater o sistema conhecido como apartheid, que promovia a segregação racial no país. Além de ter contribuído para a construção de uma nação multiétnica, Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por propagar o diálogo, a empatia e o respeito à liberdade como ferramentas de transformação social. 
 
Para celebrar o aniversário de Nelson Mandela, que tal utilizar os principais fatos da vida dessa personalidade para estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu na África?  Acesse aqui o recurso digital disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital. [a1] 
 
 
19/07: Dia Nacional do Futebol
 
Não é novidade que o futebol brasileiro fez história no mundo. Atualmente, o Brasil se consagra como o país com mais títulos mundiais no esporte. Mas você sabe por que o Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho? A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e  homenageia a criação do time mais antigo do país, o Sport Clube do Rio Grande do Sul, fundado em 1900.  
 
Em 19/07, a plataforma Escola Conectadas abre inscrições para uma nova turma do curso Jogos e Brincadeiras: para além da seriação. Nele, os educadores terão a chance de analisar a potencialidade dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem. E não apenas nas aulas de Educação Física. Saiba mais! 
 
20/07: Pouso da missão Apollo 11 na Lua
 
Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade. Há exatos 53 anos, o astronauta Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a pisar na Lua. A missão Apollo 11, realizada pela NASA em julho de 1969, tinha como finalidade chegar até a superfície lunar. Até então, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tinha sido o único homem a ter um vislumbre do espaço. No entanto, a distância até a Lua exigia uma tecnologia muito mais avançada. Por isso, o evento foi decisivo para o avanço da Ciência. 
 
Para entender melhor o contexto histórico, recomendamos dois recursos disponíveis na plataforma Escola Digital. Um deles traz um depoimento gravado por Mark Collins, um dos astronautas presentes na missão Apollo 11, em comemoração aos 50 anos da viagem à Lua. O outro recurso apresenta uma reportagem que descreve as etapas da viagem feita por Yuri Gagarin, por meio de um material interdisciplinar para propor aos alunos a verificação dos aspectos de tecnologias desenvolvidas na corrida espacial.[a2] 
 
Não esqueça de contar pra gente quais datas de julho você pretende trabalhar com seus estudantes. Deixe nos comentários!