Websérie mostra a Inovação Educativa nas escolas públicas do Brasil

24/07/2019

Conheça práticas inspiradoras de professores das cinco regiões do país, que transformaram suas escolas a partir das formações gratuitas do Escolas Conectadas

Os termos Inovação Educativa e formação continuada formam uma dupla poderosa e podem ser colocadas em ação com o apoio de recursos tecnológicos. A Websérie Escolas Conectadas chega para mostrar que a transformação na educação pode começar a partir de soluções simples, que surgem exatamente quando há espaço para aprimorar as práticas pedagógicas.

A partir de 24 de julho, você conhecerá histórias de cinco educadores, um de cada região do Brasil, com seus diferentes contextos escolares e que revelam a pluralidade de vivências no dia a dia da educação pública.  Os episódios detalham como eles criaram trabalhos relevantes em suas escolas a partir das formações dos cursos online da plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.

Com o objetivo de promover a inserção dos educadores na cultura digital, os cursos do Escolas Conectadas são gratuitos e oferecem ideias de novas práticas e metodologias de ensino. Com temas que vão desde mudança climática até educação antirracista, as formações abordam competências do século XXI. Assista o primeiro episódio, que conta com a história de Gilson Franco, professor de uma escola de Fortaleza (CE) que trabalha com temas como autonomia, solidariedade e cidadania. Após concluir cursos da plataforma Escolas Conectadas, Gilson decidiu transformar a sua relação com os estudantes, levando o gosto pela leitura e produção de textos para seus alunos e também para além dos muros da escola!

Fontes de inspiração

Gilson acredita que “o professor é um mediador e facilitador, não um tirano que só avalia e dá notas”. Por causa disso, é importante se atualizar e adquirir diferentes aprendizados. “Esses cursos possibilitam refletir sobre a própria atuação do docente para modificar estratégias e pensamentos que possam deixar os professores e os alunos mais felizes”, afirma.

Todos os cursos auxiliaram Gilson a refletir sobre suas práticas, entender melhor as possibilidades do ambiente escolar e inovar o ensino, trazendo mais engajamento aos estudantes. Entre os cursos que fez, ele cita Avaliação: para que e como avaliar; Inova Escola: Projeto de Vida; Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica e Escola para todos: Inclusão de Pessoas com Deficiência

Confira o roteiro completo da atividade que o professor Gilson propôs!

Educadores de cada episódio e sua região do país:

Professora Sônia Porto, Emeief Professor José Antônio de Miranda e EMEF Francisco Araújo, região Sudeste;

Professora Elenice Costa, Escola Municipal de Tempo Integral Alonso Dias Pinheiro, região Centro-Oeste;

Gestora Fátima Hammes, EMEB Castelhano, região Sul;

Professor Murilo Rodrigues, Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, região Norte.

Confira mais detalhes e os novos episódios no site da Fundação Telefônica Vivo