Transformar para viver bem: práticas de ensino na relação com o meio ambiente

Transformar para viver bem: práticas de ensino na relação com o meio ambiente

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11/03/2022
A transformação faz parte da natureza. Nela, toda morte leva a um renascimento, assim como para toda ação, existe uma reação. Em nossa arrogância de seres humanos, testamos essas máximas até o limite. De acordo com dados apresentados no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC - sigla em inglês) em 2021, modificamos o planeta a tal ponto que muitas das alterações ambientais agora em curso são consideradas irreversíveis.
Mesmo projeções alarmantes se mostraram fracas diante da realidade: enquanto os cientistas estimavam que a temperatura do planeta subiria 1,5º até 2030, atingimos este patamar agora, com dez anos de antecedência. 
Quando falamos de aquecimento global, logo nos remetemos às calotas polares ou à extinção de espécies desconhecidas, mas os impactos dessas mudanças chegam muito, muito perto de nós. Eles vêm na forma de ondas de calor ou enchentes, na ampliação exagerada do uso de agrotóxicos e no encarecimento de insumos para uma alimentação saudável. 
Diante de um cenário como esse, a educação voltada para o meio ambiente e a sustentabilidade é mais do que necessária, é urgente. Mesmo que alguns impactos estejam fora do nosso controle (como as intempéries), algumas práticas sustentáveis podem ser ensinadas e adotadas para que localmente a mudança aconteça.
Aproveitando a segunda quinzena de março, sempre um período especial no calendário para as questões do planeta (dia 21 é o Dia Internacional das Florestas e Árvores, enquanto o dia 22 é o Dia Mundial da Água, e o dia 31 é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição), propomos o estímulo constante à consciência ambiental e sustentável dos aprendizes. 


A abordagem no processo de aprendizagem

Na plataforma Escolas Conectadas existe uma gama de cursos que instrumentalizam o professor para uma abordagem de temas como preservação, biodiversidade, nutrição, voltados para o estímulo à investigação e resolução de problemas.
Amparados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os cursos promovem as competências do pensamento científico, crítico e criativo, autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania, entre outras previstas desde os primeiros anos da educação básica. 


Das águas

Novidade na plataforma Escolas Conectadas, o curso Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro prioriza a preservação das águas do planeta, tendo em vista que a ONU nomeou esta a Década do Oceano. Além de propor práticas para a conscientização da preservação dos biomas aquíferos, o curso promove a compreensão e aplicação de práticas dentro do “tripé” da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. 
A experiência do professor Gilberto Azevedo Bastos é um bom exemplo de como levar para a realidade dos aprendizes estes conceitos: “Nós abrimos um debate com relação ao consumo e custo. Banho com duração mais curta, separação de recicláveis no dia a dia no consumo de casa, colaboração e divulgação no bairro e condomínio onde moram”, nos conta.
Para a professora Carla Lemos dos Santos Coelho Silva, o curso Água: gotas de conscientização “fortaleceu muito, fornecendo dados concretos sobre a realidade ambiental e o que podemos fazer para ajudar a amenizar a crise hídrica e energética que nosso país está atravessando”. O curso — também desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul — aborda a importância da água nas nossas vidas e como é possível participar ativamente da preservação de um dos recursos naturais mais importantes do planeta.
Ambos os cursos estão com inscrições abertas e terão início no dia 14 de março.


Da terra

A proposta do curso Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo é integrar o mundo concreto e o mundo digital por meio de um jogo que encoraja a construção coletiva de conhecimento focado na identificação da fauna e flora brasileiras, as ameaças que sofrem, os impactos que a sua destruição pode causar na vida de todos, bem como incentiva a proposição de soluções.  
O curso está com inscrições abertas e terá início no dia 14 de março.


 Da saúde

O curso Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo e o curso Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola, apesar de possuírem diferentes enfoques (o primeiro foca na importância de promover uma alimentação saudável e sustentável, livre de venenos, enquanto o segundo valoriza a sabedoria popular, estimulando a perpetuação de um conhecimento que conecta o corpo humano à natureza), dão subsídios para o professor e a professora organizarem uma aprendizagem prática por meio da construção e manutenção de hortas e pomares.
Para a professora Francisca dos Santos, que fez o curso Plantas medicinais, aplicar os conhecimentos em sala de aula “foi mágico”. E completa: “Na construção do canteiro de plantas medicinais e horta, as crianças tiveram uma aula diferente e cheia de curiosidades”. Já a professora Simone Patrícia Silva de Lacerda fez o curso Pomar doméstico e afirma: “Na escola em que trabalho criamos um pomar com bananeiras, goiabeira, pé de maracujá, amora”. 
Por sua vez, a professora Graziela Schausst da Silva utiliza-se de uma dinâmica de sua autoria e compartilhada no curso para ampliar o conhecimento das crianças acerca das frutas. Veja abaixo um trecho de apresentação da acerola desenvolvido por ela:
“Olá, meu nome é Acerola, sou bem vermelhinha como o sangue e pequenina como bolinha de gude. Muitos não sabem, mas eu tenho tanta, tanta vitamina C, que duas de mim já valem para um dia inteiro! Você deve estar pensando que se eu sou tão importante, por que quase não me encontra no supermercado? É porque geralmente eu sou colhida de forma manual, então, é mais difícil conseguir juntar um montão de mim e levar para outra cidade. Mas isso também é bom, porque assim eu chego até a sua casa se minha mãe Aceroleira for plantada pertinho de você.”

Inspirador, não é? Os dois cursos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O curso Pomar doméstico terá início em 28 de março, enquanto o de Plantas medicinais acontecerá em junho.


Sem conscientização e sem ação não há futuro

Costuma-se dizer que as crianças são o futuro. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As gerações que são educadas hoje precisam estar equipadas com conhecimento e vontade de realizar mudanças desde já, além de promovê-las nas suas comunidades. Saber como a sua ação impacta o meio ambiente é fundamental para que possam encontrar soluções dentro de cada realidade.
A escola tem papel crucial na propagação da ideia de que cuidar do mundo é cuidar de si. É ter consciência de que dependemos de um planeta saudável para vivermos bem, e que cabe a nós frear a transformação negativa pela qual a Terra está passando. 


Cursos relacionados com a temática Meio ambiente e sustentabilidade:


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ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Jose Luiz Domingues
13/03/22 14:25
Sim...é importante a ação de prevenção...
Jose Luiz Domingues
13/03/22 14:27
A melhor forma de se tratar...e ter hábitos alimentares saudáveis...
Reunice Fernandes Vieira e Silva
08/04/22 20:28
Sim, foi muito inspirador. Para mim tudo que fala sobre meio ambiente é valioso.

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