Programe suas aulas de abril com as nossas sugestões

Programe suas aulas de abril com as nossas sugestões

+
22/03/2023

Saiba quais temas são potenciais para incluir no seu planejamento pedagógico, de acordo com o calendário

 

O mês de abril dá início ao segundo trimestre do ano e traz diversas oportunidades de trabalho em sala de aula, do Dia da Saúde ao Dia da Dança. Se você acha que o ano está passando rápido demais, essa é a hora de se planejar para aproveitar ao máximo as próximas datas!

Confira, a seguir, as nossas sugestões para os principais marcos do próximo mês, que poderão ser trabalhados em sala de aula com os seus estudantes.

 

Dia Mundial da Saúde (07/04)

Em 2023, faz 75 anos desde que o Dia Mundial da Saúde foi instituído, pela Organização Mundial da Saúde, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948. A data coincide com o aniversário da própria instituição, que, a cada ano, traz um novo recorte do tema para discussão.

Além da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e bem-estar, o dia foi uma oportunidade encontrada para levar demandas das populações relacionadas a essas áreas para os representantes públicos. A garantia da saúde é uma necessidade e também um direito público. Por isso, se mescla com outros temas como qualidade de vida, políticas públicas, desigualdade social, entre outros. 

A data pode ser trabalhada por uma perspetiva multidisciplinar e trazida para o contexto brasileiro, que inclui discussões sobre os sistemas de saúde do país. Já em séries mais iniciais, o tema pode se voltar para cuidados com higiene pessoal e bem-estar físico e mental. 

Leia mais: Como anda a saúde mental dos alunos e professores

 

Dia Mundial do Desenhista (15/04)

Se tem um dia para colocar a criatividade em prática, é este! A segunda quinzena de abril tem início com o Dia do Desenhista, que celebra também o dia de nascimento de um dos artistas plásticos mais conhecidos de todos os tempos: Leonardo da Vinci. A iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA) acontece desde 2011. 

Por que não aliar essa que é uma das atividades mais importantes do desenvolvimento infanto-juvenil com o novo contexto de tecnologias digitais? É isso o que propõe o curso O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch.

Com a formação, você poderá propor aos seus alunos a criação de jogos e animações a partir do Scratch, uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo. O objetivo é que, a partir dessas atividades, eles desenvolvam habilidades que incluem o pensamento crítico e analítico e, claro, a criatividade. Conheça o curso e comece agora mesmo!

 

Dia dos Povos Indígenas (19/04)

Tema em alta no cenário político e social do Brasil, o Dia dos Povos Indígenas é uma oportunidade tanto para resgatar nossa ancestralidade como para propor uma visão de futuro sobre o tema. 

A data passou a receber esse nome em 2022, em substituição ao que era conhecido como o “Dia do Índio”, de forma a abranger a diversidade cultural de todos os povos originários. A celebração, porém, acontece no Brasil desde o governo de Getúlio Vargas, instituída a partir de uma Lei em 1943, ou seja, há 80 anos.

A recente crise dos povos Yanomami e a questão sociopolítica do garimpo em terras indígenas são bons pontos de partida para trabalhar essas questões em sala de aula. Mais do que celebração, é importante lembrar que a data deve ser instrumento de conscientização. 

Leia mais: Professoras criam livro didático para manter as tradições indígenas

 

Dia Nacional da Educação de Surdos (23/04)

O dia 23 de abril é dedicado a comemorar as conquistas e relembrar as lutas da comunidade que representa 5% da população brasileira, segundo o IBGE. No âmbito escolar, é o momento ideal para pensar, dentro e fora da sala de aula, as estratégias de inclusão.

Vale lembrar da importância de diferenciar os termos “pessoa com deficiência auditiva” e “surdo”. Enquanto o primeiro tem uma redução na capacidade auditiva em um ou nos dois ouvidos, o segundo tem ausência total da capacidade auditiva.

A data, instituída em 2002, é logo seguida pelo Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, no dia 24 de abril, outro tema de muita relevância quando falamos de inclusão. Derivada da língua de sinais francesa, a Libras inclui além dos gestos, expressões faciais e corporais. 

Que tal levar os primeiros passos dessa língua para seus alunos? Depois dos primeiros passos, é possível entrar mais a fundo na estrutura gramatical e formar combinações cada vez mais complexas.

Leia mais: Como a tecnologia ajuda a educação a promover diversidade e inclusão?

 

Dia da Contabilidade (25/04) 

A contabilidade inclui diferentes profissões e áreas de atuação, como contador, empresário contábil, profissional e empresário da contabilidade. Mas, antes de ligarmos a data às profissões relacionadas, por que não retomar as competências de profissionais desse setor?

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender. disponível na plataforma Escolas Conectadas, traz diferentes possibilidades para você trabalhar unidades de medidas, operações e relações a partir delas, além de outros conceitos matemáticos. Tudo isso por meio de situações-problema, atividades práticas e troca de experiências.

O objetivo é realizar planejamentos potentes com diferentes materiais de apoio e vivências, trazendo as habilidades matemáticas para situações do dia a dia dos alunos. Conheça a formação e comece a colocar em prática!

 

Dia Internacional da Dança (29/04) 

Se lá pela metade do mês exercitamos nossa criatividade, agora é a hora de colocar o corpo em movimento! O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Não por acaso, dia 29 de abril também é a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos criadores do balé moderno.

A dança é uma expressão artística e cultural que contribui para o desenvolvimento social, emocional e educacional. Além de um convite para a atividade prática e para o trabalho de todos os benefícios físicos e mentais associados à dança, também é o momento de relembrar como ela esteve presente ao longo da história e das várias culturas da humanidade.

 

Agora que você já tem as datas do mês em mente, é hora de colocar todas essas ideias em ação! Já sabe por qual começar? Comente aqui!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Sheila Olivio da Silva Miguins
05/04/23 21:23
Sim, ainda não tinha me interessado por essas datas, é muito importante trabalhar em sala de aula com os alunos. Obrigado 😊
Marcia Maria Guedes Junqueira
06/04/23 16:09
boa tarde, são datas relevantes para trabalhar com os alunos , são renovações necessarias para termos alunos conectados e antenados no seculo XXI
Quitéria Silva de Araujo
13/04/23 22:49
Dia Nacional da Educação dos Surdos já trabalhei para conscientização.
Sirlei da Silva Santos
18/04/23 15:19
Dia do índio, nas escolas é necessário contar a importância do índio nas terras, e colocar nos nossos estudantes a consciência sobre as raças e etnias.
Sirlei da Silva Santos
18/04/23 15:20
Muito importante falar sobre assuntos,  temas atuais porém em desuso atualmente...

Conteúdos recentes