Dia do Professor

Dia do Professor

+
15/10/2020

As profissões, carreiras e talentos têm em comum a escola como primeira instituição formadora, é nesse local que os professores ensinam conteúdos diversos para cada estudante aprender, desenvolver aptidões, identificar áreas que são de seu interesse e então escolher com mais clareza o caminho que deseja trilhar no futuro. Sabemos que a educação é peça essencial para o desenvolvimento de uma sociedade e que a atuação dos professores é fundamental nesse processo. 

 

Apesar da importância do seu papel na sociedade, os professores do Brasil lidam com muitos desafios, tais como: desvalorização da profissão, salários baixos, condições de trabalho inadequadas, jornadas extenuantes, superlotação nas escolas, entre outros. Além desse cenário, em 2020 com os impactos da pandemia do Covid-19 na educação, os professores ainda tiveram que se reinventar para conseguirem ensinar à distância e lidar com as questões socioemocionais que foram acentuadas durante o período, como cita o estudo do Instituto Península: Sentimento e Percepção dos Professores Brasileiros nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil, de maio de 2020.

 

Mesmo diante dessas situações adversas, muitos professores conseguem driblar esses problemas (ou minimizá-los) como heróis e heroínas. Alguns, inclusive, viraram histórias de inspiração, como é o caso das professoras Lucenilde, Débora, Aldair, Vânia e de diversos outros educadores que compartilharam seus relatos no blog do Escolas Conectadas, contando, por exemplo, como se reinventaram para garantirem a qualidade do ensino nas regiões onde lecionam, como o uso de ferramentas tecnológicas os ajudaram ou ainda como colocaram em prática novos conhecimentos. 


À distância, em nossa plataforma de aprendizagem on-line, nos fóruns e atividades dos cursos, notamos que os educadores interagem, trocam experiências e fortalecem a rede que os envolve. Com rotinas cheias, planejamento de aulas, turmas, alunos e disciplinas diferentes, os professores acolhem o desafio, movidos pelo sonho de um ensino melhor e de mais qualidade. E nós, do Escolas Conectadas, apoiamos esse sonho entregando conhecimento que transforma quem transforma a educação! 


Por isso, consideramos inspiradora a união, a colaboração e a dedicação dos professores que atuam nas grandes cidades e no interior do Brasil. Agradecemos e parabenizamos a todos pelo seu dia e por transformarem tantas vidas através da educação.


Feliz Dia do Professor! 

 

Se você deseja se inspirar com algumas histórias que compartilhamos no nosso blog, clique no botão abaixo:

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Ione Santos Cunha
17/10/20 22:29
  Ser professor é doar amor, é ensinar o outro a viver com sabedoria, a ser independente, autônomo das suas próprias ações, a ser criativo e viver em comunidade, Saber cooperar, porque juntando saberes, podemos fazer um mundo melhor transformando esta realidade,
Maria da Conceicao dos Santos
26/10/20 21:58
Sim, porque ser professor é poder compartilhar para o crescimento intelectual e pessoal do outro.
Monique Francine Marchetti dos Santos
28/10/20 19:39
Sim  o bom prof compartilha conhecimento 

Conteúdos recentes