O Percurso Inovação Educativa potencializando os benefícios da cultura digital nas escolas.

30/09/2021

Atualmente, muito se fala em cultura da inovação; mas do que estamos falando, quando nos referimos a esse tema? Talvez a resposta mais imediata conecte essa cultura da inovação à mudança, à transformação, à renovação de processos e modos de vida. Seria algo como: fazer o que sempre se fez de uma forma diferente, mais eficiente e sustentável. Certo! É isso e muito mais! Todos sabemos que mudar e ser criativo não é tão simples. Exige condições adequadas, planejamento e um espaço estimulante que facilite a proposição de novas soluções para velhos problemas.

Nesse sentido, quando falamos da cultura da inovação na educação, acrescentamos especificidades que precisam ser reconhecidas, a fim de que, de fato, haja benefícios mútuos de longo prazo para toda a comunidade escolar. Assim, é preciso lembrar que, desde a sua proposição, os processos de ensino e aprendizagem são permeados de potencial criativo e inovador. Além disso, a escola está em constante mutação, porque os sujeitos que a compõem estão em crescimento e formação. Dessa forma, o primeiro passo para se canalizar tal potencial e aproveitar essa vantagem comparativa é criar um ambiente flexível, propício e receptivo à formulação de novas ideias.

O Projeto Escolas Conectadas, atento a essas questões, oferece diversos cursos com vistas a levar a inovação para dentro da escola. Alguns desses cursos, como o "Inovação nas escolas", propõem a atualização de práticas pedagógicas de forma consistente e planejada, estimulando a reflexão sobre a necessidade de se implementarem processos criativos e investigativos de educação. Há, ainda, o “Quero inovar! Por onde começo?", que promove aprendizagens que se adequam ao ensino híbrido e remoto, cuja implementação foi tão demandada durante a pandemia.  Apresentam-se práticas educacionais inovadoras e flexíveis que permitem que cada professor, a partir das especificidades de seu contexto, adapte-se às distintas realidades que se impõem contemporaneamente.

“Quero atender o convite de romper as barreiras. Agora sei que toda barreira pode ser quebrada. Vou parar com minhas desculpas e meus porquês de não ser criativa. É hora de despertar”, Lilian Faleiros, sobre o curso “Inovação nas escolas”.

O curso é muito bom. Recomendo que façam. Excelente para o aprendizado”. Mara Cristina Sanches, sobre o “Quero inovar! Por onde começo?”.

Na verdade, o Escolas Conectadas concebe opções diversificadas de formação que compõem o Percurso Inovação Educativa. Nesse sentido, "Experiências educativas inovadoras usando as TIC", por exemplo, aprofunda os conhecimentos acerca da inovação na escola, analisando os diferentes usos das tecnologias para o desenvolvimento de competências e habilidades. Adicionalmente, o "Inovação na educação: conhecimentos avançados" propõe uma análise comparativa entre sistemas de ensino de diferentes países, enfatizando o desenvolvimento integral dos estudantes, com vistas a aperfeiçoar os índices de aprendizagem em nosso país. Também investe na construção de conhecimentos por meio de usos contextualizados de recursos tecnológicos e da utilização de metodologias, estratégias e práticas para o desenvolvimento de competências a partir de experiências escolares concretas.

“Encontrar suporte e formação de qualidade e de forma gratuita na atual situação educacional pública, torna-se um bálsamo na vida profissional de nós educadores”. Giseli Ohlweiler Braga, sobre o curso “Experiências educativas inovadoras usando as TIC''.

“Excelente conteúdo: simples e fácil de entender. Curso recheado de informações interessantes. Fico muito animado quando leio um material de ótima qualidade; ressaltando a opção de ter apostilas para download”, William Akira Iwanaga dos Santos, sobre os cursos “Inovação nas escolas e Inovação na educação: conhecimentos avançados”.

Nosso objetivo, ao propor o Percurso Inovação Educativa, é que as professoras e os professores possam, com autonomia e de acordo com as especificidades do seu contexto, trilhar os caminhos da cultura digital, incorporando soluções e práticas pedagógicas que facilitem os processos de ensino. O desafio de inovar na educação demanda participação, escuta, investigação e problematização, criatividade para a proposição de soluções e planejamento. Nesse sentido, a escola apresenta-se, na atualidade, como um potencial  espaço dialógico, propício ao favorecimento de um ambiente que envolve esses requisitos. Venha conferir as possibilidades que o Percurso Inovação Educativa oferece.