Conheça 5 histórias inspiradoras de professores

19/03/2021

Seja no Amazonas, Mato Grosso, Rondõnia, Sergipe ou Espírito Santo. Não existem fronteiras para o ensino quando se busca difundir saberes e conhecimento. O último ano foi repleto de desafios, mas mesmo assim esses professores conseguiram superar as adversidades e se adequar à nova realidade para seguirem ensinando seus alunos e até mesmo outros colegas.

Confira a seguir como os professores aprenderam em um ano de descobertas de novas práticas e como os cursos da Escolas Conectadas contribuíram para sua formação!

1. Aliando tecnologia ao ensino - Profª Marilene Tavares

A professora Marilene encontrou na tecnologia a aproximação que precisava para engajar os alunos nas aulas de artes.  A educadora aplicou o conhecimento adquirido com o curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento propondo uma saída pelo terreno da escola, para que os alunos fotografassem o que os chamassem atenção e, a partir do registro dos alunos, montou uma exposição. A atividade ficou famosa na escola e agora os estudantes das outras turmas aguardam ansiosos a vez deles!

2. O professor que cativou os alunos ao usar a tecnologia e falar de poesia - Profº Antônio César

Já o professor Antonio César, encontrou com o curso Produção textual na cultura digital, uma ação concreta para envolver os alunos de forma efetiva no ensino de poesia. A criação de uma Nuvem de Palavras, uma das atividades avaliativas da formação, inspirou o educador a mostrar aos alunos os encantamentos da poesia e fazê-los criar suas próprias nuvens. Os textos dos alunos foram salvos nos computadores do laboratório escolar e o próximo passo da atividade é editar e publicar os poemas dos estudantes em um livro!

3. A nova sala de aula da Profª Débora

A professora Débora Pizapio conseguiu ficar perto dos alunos mesmo durante o ensino remoto com a criação de um grupo da sua turma no WhatsApp. A partir de técnicas adquiridas no curso Escola Digital: Curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem, a educadora usou o aplicativo de mensagens para enviar atividades e conseguiu garantir que os alunos sem conectividade recebessem as atividades impressas em casa. A iniciativa também aumentou a participação dos pais e cuidadores, que nem sempre podem frequentar a escola, mas agora estão sempre presentes no grupo!

4. Produção colaborativa para aulas virtuais: conheça a história da professora Lucenilde

Para a professora Lucenilde, a plataforma Escolas Conectadas ensinou uma forma de conexão diferente com seus alunos. A partir do curso Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender, a educadora planejou uma atividade que foi batizada pelos alunos de Quiz da nossa língua portuguesa, em que, separados em grupos, os alunos criavam perguntas para os grupos concorrentes. A prática foi um sucesso, alguns alunos se empolgaram e criaram versos poéticos que chegaram a ser expostos em uma apresentação e até publicados no aplicativo TikTok!

5. Professora referência no uso de TICs encontra no EC apoio para ajudar colegas

A teacher de inglês Aldair já era familiarizada com o uso da tecnologia em aula e com as formações da plataforma Escolas Conectadas antes do distanciamento social acontecer. Após esse momento, a educadora viu os colegas precisarem de um conhecimento sobre a cultura digital que ela já vinha desenvolvendo nos anos anteriores. A professora passou a ajudar outros professores com lives, uso do Google Classroom e videoconferências e se tornou referência no ensino a  distância! O êxito da prática foi tanto que hoje a educadora considera migrar da sala de aula para gestão e treinamento de professores com foco em tecnologia.

Ficou inspirado com as histórias dos professores?
Aproveite para conhecer os Caminhos para a Inovação da plataforma Escolas Conectadas, diversificar suas práticas pedagógicas e conhecer recursos tecnológicos facilitadores para utilizar em aula!