Retrospectiva 2020 do Escolas Conectadas: inovação, prêmio internacional e uma rede promissora de educadores

Retrospectiva 2020 do Escolas Conectadas: inovação, prêmio internacional e uma rede promissora de educadores

+
06/01/2021

Se lecionar já era um exercício desafiador, em 2020 esse desafio ficou ainda maior. Diante de uma crise de saúde mundial, ocasionada pelo novo coronavírus, muitas escolas fecharam as portas e então, educadores de todo o Brasil se engajaram na busca por conhecimento, orientação e apoio para a prática do ensino remoto. Durante essa busca, esses profissionais se reinventaram, modificando metodologias e apostando na criatividade para dar um novo significado ao ambiente escolar.

Dentro da nossa plataforma, muitos educadores se conectaram, interagiram e puderam se aprofundar em conteúdos importantes para uma sociedade do século XXI, incluindo a transposição de aulas presenciais para o meio digital. 

Para apoiar os professores e melhorar as suas experiências durante a realização das formações, o Escolas Conectadas também se reinventou. 

Nos primeiros meses, tivemos o lançamento do quiz. Uma ferramenta com sete perguntas elaboradas para nortear as preferências de caminhos para a inovação de cada educador, explorando características de sua personalidade, comportamentos e emoções. Após o(a) educador(a) enviar as respostas, é apresentado o resultado: o caminho de maior afinidade, junto ao botão de direcionamento à página - nela poderão ser conferidas mais informações sobre o caminho assim como ver os cursos disponíveis para começar a trilhá-lo. 

Em junho, o ambiente de aprendizagem ganhou “cara nova” e novas funcionalidades a partir de recursos que possibilitaram uma navegação interativa. As principais mudanças foram feitas no painel de cada cursista, onde passaram a ser inseridas: conquistas por conclusão de curso, conquistas por caminhos da inovação, conquistas por comportamento, níveis de desempenho na plataforma e muito mais. Com a novidade, os educadores puderam acompanhar de perto o seu desenvolvimento. Além disso, também atualizamos a página do blog, que mudou de visual e apresentou as opções de curtir e comentar, essas funções aproximaram a nossa rede, ao todo foram  214 comentários e 159 curtidas. No ano, foram publicadas 54 matérias no total.

Já no mês de outubro, o Escolas Conectadas foi premiado e reconhecido internacionalmente pelo seu compromisso com a educação, sendo um dos três vencedores do prêmio internacional UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Melhores Práticas e Desempenho no Aprimoramento da Eficácia de Professores. Uma notícia que trouxe muito orgulho para o projeto, para a equipe e para todas as partes envolvidas - incluindo nossos educadores, que celebraram a conquista conosco, como é o caso da Silvânia Giovanini, que nos escreveu a seguinte mensagem: 

“Parabéns aos idealizadores e toda equipe que de uma forma exemplar conseguiram evidenciar que a  transformação social é possível pelo viés da educação de qualidade. Com a formação continuada dos professores esse caminho torna-se mais certo a cada curso! Obrigada! Abraços!”. 

Os números do ano que recém passou também demonstraram a dimensão da nossa rede de educação. Em 2020, a plataforma teve 42 cursos diferentes e mais de 300 turmas ofertadas de janeiro a dezembro. No total, foram 148.750 cursistas inscritos e 49.815 concluintes. O total de publicações nos fóruns foi de 224.296 e entre os cursos que tiveram os maiores índices de conclusão, estão os autoformativos: Quero inovar! Por onde começo?, Incorporar as TIC no planejamento didático, Escola Digital: tecnologias e currículo; já na modalidade dos mediados, os que se destacaram foram: Avaliação: para que e como avaliar, Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line e Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender.

Por fim, um ano que foi imprevisível, complexo e de muitos aprendizados, reforçou para o Escolas Conectadas o quanto a educação transforma vidas. Do sul ao norte há professores rompendo fronteiras e superando uma série de obstáculos para disseminar o conhecimento. Afinal, a educação é assim, capaz de tudo, de mudar uma história, de abrir portas para novas oportunidades, de desenvolver seres humanos e também de salvar vidas. Já que todo profissional de saúde já esteve em uma sala de aula.

Agradecemos a todos(as) os(as) gestores(as) e professores(as) que confiaram no projeto para desempenharem seus papéis na educação brasileira. Desejamos que este ano de 2021, assim como os próximos, nos aproxime cada vez mais de uma educação mais justa e de mais qualidade.  


Para caso de dúvidas com relação aos cursos e plataforma de aprendizagem, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@escolasconectadas.org.br ou WhatsApp  55 51 9647-4362.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 9


Adriana Conceição Cadete
08/01/21 10:56
Gostei muito do curso saúde emocional, parabéns só estou com difícil para acessar o certificado.
Andreia Cristina Locatelli Silva
09/01/21 20:55
Gosto muito de participar e a cada dia mais mais busco conhecimento nesta plataforma.
Maria Elizabeth de Lima Nascimento
11/01/21 11:45
CURSOS EXCELENTES! QUE TRANSFORMARAM SIGNIFICATIVAMENTE O MEU FAZER ENQUANTO PROFESSORA. PRINCIPALMENTE, NO QUE DIZ RESPEITO, AS TECNOLOGIAS. GRATIDÃO!!!
Jenilson de Aguiar Biano
22/01/21 12:00
Realizei vários cursos, mas gostei muito do curso de cidadania digital: educando para o uso consciente da internet, aprendi muito neste curso e com certeza farei outros, pois os conteúdos são excelentes.
Helane de Almeida Raimundo
26/01/21 23:43
A plataforma Escolas  Conectadas possui uma variedade de cursos com temáticas excelentes, tive acesso e conhecimento  desta plataforma em 2020 e já  participei de 30  cursos. E estou concluindo mais três. Estou amando vivenciar estas experiências! E agradeço muito toda a equipe responsável  pela plataforma  e por todos os cursos. Vocês são Show!
Maria Luíza da Silva Pacífico
01/02/21 23:17
Dos cursos que participei gostei de todos e aprendi muito com eles me serviu como experiência inovadoras parabéns a vcs que tiveram essa idéia de proporcionar e disponibilizar esse aprendizado nesta plataforma que veio somar com o nosso dia-a-dia. obrigada a todos.
Maria das Graças Gonçalves Xavier
02/02/21 16:55
Os cursos que eu fiz foram excelentes. Porém, fiquei doente e pensei que não iria conseguir concluir. Então, entrei em contato com o suporte da plataforma... recebi as instruções corretas e deu tudo certinho. Consegui concluir os meus cursos, enriquecendo assim, meus conhecimentos, melhorando  minha prática pedagógica e meu currículo. Venci o Covid-19 e já estou pronta para novas experiências. No momento, estou aguardando o início do meu novo curso. Afinal, vivemos um momento muito difícil, mais o Escolas Conectadas, através dos cursos ofertados, veio me ajudar a enfrentar as minhas dificuldades em relação ao uso das mídias em sala de aula. Que 2021 seja um sucesso para todos. Obrigada a toda equipe do Escolas Conectadas. Gratidão.
Beatriz de Lourdes Maier
04/02/21 13:59
Fiz o 1°curso nessa plataforma em Outubro2020 e desde então nao parei .Os cursos são excelentes. Obrigado a toda equipe do Escolas Conectadas.
Cristina Raquel Gomez Fernandes
29/04/21 10:48
Eu amo participar dos cursos que, são proporcionados pela equipe, porém até então não consigo finaluzar, sou péssima em tecnologia, fora isso meu tempo é bastantes corrido. Gostaria de terminar os cursos a qual eu dei início. Será que seria possível. Desde já meu muito obrigada pela atenção.

Conteúdos recentes