
Programe suas aulas de abril com as nossas sugestões
Saiba quais temas são potenciais para incluir no seu planejamento pedagógico, de acordo com o calendário
Atualizado em 26/03/2025
O mês de abril dá início ao segundo trimestre do ano e traz diversas oportunidades de trabalho pedagógico em sala de aula. Se você acha que o ano está passando rápido demais, essa é a hora de se planejar para aproveitar ao máximo as próximas datas comemorativas!
Confira, a seguir, as nossas sugestões para os principais marcos do próximo mês, que poderão ser trabalhados em sala de aula com os seus estudantes.
Dia Internacional da Checagem de Fatos (02/04)
Não é mera coincidência que o Dia Internacional da Checagem de Fatos seja celebrado logo após aquele que é conhecido como o Dia da Mentira. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de combater a desinformação, conhecida também como fake news. Tratam-se de conteúdos apelativos baseados em mentiras, rumores, boatos, fofoca e difamação que geram prejuízos à sociedade e à democracia.
Mas o que a educação tem a ver com isso? Tudo! No contexto escolar, a educação midiática é uma ferramenta fundamental para contornar essa realidade. Aliás, foi apostando nisso que o educador Yuri Norberto elaborou o Observatório Internacional da Notícia, projeto implementado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju (SE). A iniciativa tem a intenção de combater a disseminação de informações falsas e, ao abordar temas da contemporaneidade, desperta o senso crítico dos alunos e dá autonomia para que eles escolham como lidam com as informações.
Conheça mais sobre o Observatório Internacional da Notícia.
Caso você queira se aprofundar ainda mais em temas como uso seguro, responsável e consciente da internet, o curso gratuito “Bem-estar, saúde mental e desinformação online: aprofundando habilidades de cidadania digital” facilita a incorporação da temática nas salas de aula e nos projetos pedagógicos, conciliando a educação em Direitos Humanos e o uso das tecnologias digitais.
Dia Mundial da Saúde (07/04)
Além da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e bem-estar, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para levar demandas das populações relacionadas a essa área para os representantes públicos. Afinal, a garantia da saúde é uma necessidade e também um direito público. Por isso, se mescla com outros temas como qualidade de vida, políticas públicas, desigualdade social, entre outros.
Nas escolas, a data pode ser trabalhada por uma perspetiva multidisciplinar e trazida para o contexto brasileiro, incluindo discussões sobre os sistemas de saúde do país. Já em séries mais iniciais, o tema pode se voltar para cuidados com higiene pessoal e bem-estar físico e mental.
O curso gratuito “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” é uma boa dica para os educadores que queiram utilizar informações e estatísticas da saúde brasileira para trabalhar de forma criativa e envolvente a educação em dados, ensinando seus alunos as habilidades de ler, analisar, interpretar e comunicar dados de forma contextual.
Dia Mundial do Desenhista (15/04)
Se tem um dia para colocar a criatividade em prática, é este! O Dia do Desenhista celebra também o dia de nascimento de um dos artistas mais conhecidos de todos os tempos: o italiano Leonardo da Vinci.
Professor(a), por que não aliar essa que é uma das atividades mais importantes do desenvolvimento infanto-juvenil com o uso de ferramentas digitais? Pois o curso gratuito “Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar” pode te ajudar nesse processo.
Com a formação, você poderá incentivar o aprendizado dos seus alunos com o uso de tecnologia, colocando a criatividade em ação e explorando ferramentas digitais que instigam o interesse e apoiam a autoria de crianças e jovens. Conheça o curso e comece agora mesmo!
Dia dos Povos Indígenas (19/04)
Tema em alta no cenário político e social do Brasil, o Dia dos Povos Indígenas é uma oportunidade tanto para resgatar nossa ancestralidade como para propor uma visão de futuro sobre o tema. A data passou a receber esse nome em 2022, em substituição ao que era conhecido como “Dia do Índio”, de forma a abranger a diversidade cultural de todos os povos originários. A celebração, porém, acontece no Brasil desde o governo de Getúlio Vargas, há mais de 80 anos.
Mais do que celebração, é importante lembrar que a data deve ser instrumento de conscientização. Os debates sobre demarcação de territórios e a questão sociopolítica do garimpo em terras indígenas são bons pontos de partida para trabalhar essas questões em sala de aula.
Se você tem interesse em conhecer estratégias pedagógicas que valorizam a história, cultura e contribuições de diferentes etnias, promovendo a representatividade em sua aula, não deixe de realizar o curso gratuito “Introdução à Educação Antirracista”.
Dia da Terra (22/04)
Mais de 4,5 bilhões de anos: essa é a idade aproximada da Terra. E para que o território comum a todos os seres vivos que habitam este planeta também sopre velhinhas, foi escolhido o dia 22 de abril como Dia da Terra.
Este é um momento oportuno para incentivar a reflexão a respeito da importância de cuidarmos do nosso planeta – e como as ações humanas do dia a dia afetam negativamente a vida nele. Porém, é preciso tomar cuidado para que a data não seja vista de maneira isolada, sendo fundamental trabalhar boas ações durante todos os dias do ano para, assim, manter nosso planeta o mais saudável possível.
Em dúvida sobre como abordar esse tema de maneira atrativa em sua aula? Pois o curso gratuito “Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” possibilita aos educadores explorar diversas potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais para apoiar os estudantes na construção de conhecimento. A formação propõe missões inspiradas no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, que podem ser realizadas pelo próprio educador pessoalmente ou junto com os estudantes em aula.
Dia Nacional da Educação de Surdos (23/04)
Segundo o IBGE, pessoas surdas representam 5% da população brasileira. No âmbito escolar, esta data é o momento ideal para pensar, dentro e fora da sala de aula, as estratégias de educação inclusiva.
Vale lembrar da importância de diferenciar os termos “pessoa com deficiência auditiva” e “surdo”. Enquanto o primeiro tem uma redução na capacidade auditiva em um ou nos dois ouvidos, o segundo tem ausência total da capacidade auditiva.
A data, instituída em 2002, é logo seguida pelo Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, no dia 24 de abril, outro tema de muita relevância quando falamos de inclusão. Derivada da língua de sinais francesa, a Libras inclui, para além dos gestos, expressões faciais e corporais.
Precisa de ajuda para conhecer conceitos da educação inclusiva e pensar em estratégias e práticas para tornar o ambiente escolar mais acessível para todos os estudantes? Pois o curso gratuito “Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade” foi feito sob medida para você!
Dia Internacional da Educação (28/04)
No dia 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar (Senegal), foi assinado um compromisso internacional por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – com a intenção de garantir o desenvolvimento da educação em todo o mundo.
Desde então, é celebrado nesta data o Dia Internacional da Educação. Durante o dia, as escolas e demais instituições de ensino podem organizar atividades para reunir a comunidade e promover os valores educacionais para a formação de crianças, jovens e também adultos.
Atualmente, um dos principais desafios da educação é a integração de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Aos docentes que tenham interesse em aprofundar suas habilidades digitais em sintonia com as demandas da BNCC, indicamos os novos cursos gratuitos “Competências Digitais nas áreas do conhecimento”. Dedicadas a professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, as formações potencializam o aprendizado com o uso estratégico da tecnologia.
Dia Internacional da Dança (29/04)
Se lá pela metade do mês exercitamos nossa criatividade, agora é a hora de colocar o corpo em movimento! O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Não por acaso, dia 29 de abril também é a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos criadores do balé moderno.
A dança é uma expressão artística e cultural que contribui para o desenvolvimento social, emocional e educacional. Além de um convite para a atividade prática e para o trabalho de todos os benefícios físicos e mentais associados à dança, também é o momento de relembrar como ela esteve presente ao longo da história e das várias culturas da humanidade.
No contexto educacional, estimular expressões artísticas como a dança e as artes do corpo é uma ação fundamental para estimular o desenvolvimento e o protagonismo de todos os estudantes. Você pode se aprofundar nesse tema realizando o curso gratuito “Metodologias ativas: aprendizes protagonistas”.
Comentários - 5
06/04/23 16:09
13/04/23 22:49
18/04/23 15:19
18/04/23 15:20
05/04/23 21:23