Veja as datas comemorativas de setembro para trabalhar em sala de aula

Veja as datas comemorativas de setembro para trabalhar em sala de aula

+
27/08/2024

Ao planejar as atividades pedagógicas do mês, não deixe de levar em consideração as datas comemorativas

Já vai começar setembro! O último trimestre letivo apresenta datas comemorativas que podem ser trabalhadas de maneiras criativas em diversas disciplinas. Com temas atuais que vão de sustentabilidade e defesa da democracia até a valorização da vida, surgem ricas oportunidades de debates com os estudantes. 

A seguir, sugerimos algumas datas comemorativas que educadores brasileiros podem trabalhar em sala de aula durante o mês de setembro. Confira!

Dia da Amazônia (05/09)

Logo no início do mês, um dos maiores patrimônios naturais do planeta é celebrado no Dia da Amazônia. Muitos superlativos são necessários para falar da maior floresta tropical do mundo: é a maior reserva natural da Terra, possui sete milhões de quilômetros quadrados, é o maior bioma do Brasil e a maior bacia hidrográfica do mundo. O seu território também reúne nada menos que nove países. 

Além disso, a Amazônia abriga diversas comunidades indígenas e tradicionais e reúne inúmeras espécies animais e vegetais. Hoje, contudo, a floresta passa por um processo intenso de desmatamento que está deixando um impacto negativo em todo o planeta. Já pensou em usar a Amazônia como ponto de partida para projetos estudantis? Isso vale para a maioria das disciplinas, e uma boa fonte de ideias para os educadores são os cursos gratuitos “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” e “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir”.

Dia Internacional da Alfabetização (08/09)

Uma das bases da educação é também um dos direitos humanos mais básicos: a alfabetização. Por isso, em 1967, a Organização das Nações Unidas escolheu a data para homenagear esse processo de aprendizagem. Já parou para pensar que, além de um marco para o desenvolvimento de qualquer estudante, a alfabetização também é fundamental para o desenvolvimento social e econômico em todo o mundo?

Para celebrar essa data, o educador pode organizar concursos de poesia, atividades de leitura e propostas de produção de texto, buscando estimular processos linguísticos relacionados às práticas de letramento em diferentes anos da educação básica. Melhor ainda se forem realizadas de forma lúdica, para que os estudantes aprimorem suas habilidades com a linguagem e reflitam sobre as estruturas e usos sociais da língua.

Aos professores que trabalham com aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, a dica é o curso “Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático”.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09)

Um tema urgente como esse não pode ficar de fora da escola. A cada ano, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são aproximadamente 14 mil por ano. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, segundo especialistas, e é preciso alertar que esses problemas se manifestam cada vez mais cedo.

Por isso, é importante que os profissionais da educação estejam preparados para levar esse tema para dentro de suas atividades pedagógicas. Ações que promovam uma educação socioemocional e que valorizem a vida dos estudantes devem estar no centro das discussões - não somente neste dia, mas durante todo o mês de setembro, período em que é realizada a campanha Setembro Amarelo

A plataforma Escolas Conectadas possui diversas opções de cursos para quem quer conhecer ou se aprofundar nos princípios da educação socioemocional, como “Introdução à Educação Socioemocional”, “Educação socioemocional: aprendizagens-chave”, “Currículo, saberes e competências socioemocionais” e “Práticas reflexivas de Educação socioemocional”. 

Vale frisar que, para além dos estudantes, o educador deve levar a sério o cuidado consigo mesmo. Para isso, indicamos o curso “Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação”.

Dia Internacional da Democracia (15/09)

Um sistema político democrático é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer sociedade, baseada no respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. 

Em ano de eleições municipais em todo o Brasil, é importante que os educadores reforcem os principais pilares da democracia aos seus estudantes, apresentando também os conceitos de cidadania e representatividade. Já pensou na possibilidade de, periodicamente, realizar assembleias em sala de aula? São momentos de intensa vivência democrática e também uma ótima forma de exercer a cidadania.

Aos interessados no tema da cidadania digital, que leva essa discussão para o mundo virtual, temos os cursos “Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet” e “Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet”.

Dia da Luta das Pessoas com Deficiência (21/09)

Com a intenção de conscientizar sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos mais diversos setores da sociedade - entre eles a educação -, a data também pretende incentivar o respeito. Aliás, ela foi escolhida porque está próxima do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores - que por sua vez representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

No Brasil, as primeiras instituições que promoviam trabalhos de apoio às pessoas com deficiência associavam suas ações à caridade e benevolência. Foi com o crescimento dos movimentos sociais que os aspectos de identidade e pertencimento dessa população foram fortalecidos, intensificando assim os processos de promoção de políticas públicas que atendessem aos seus direitos.

E na educação não foi diferente. A educação inclusiva busca oferecer educação de qualidade para todas e todos, respeitando a diversidade e eliminando todas as formas de discriminação e exclusão.. 

Ainda tem dúvidas sobre o que é educação inclusiva? Qual a forma mais adequada para se referir ao público-alvo da educação especial? Como promover a inclusão em sala de aula? Então o curso “Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade” é perfeito para você!