Aproveite a última chance do ano para fazer 19 cursos gratuitos com certificado
Formações trazem temas como tecnologia, programação, cidadania digital e avaliação, entre outros
O ano está quase acabando, mas nunca é tarde para adquirir conhecimento. Melhor ainda se você puder aprender de forma totalmente gratuita e com direito a certificado para dar uma salto na carreira, não é mesmo? Agora imagine que você pode fazer tudo isso sem sair de casa.
É claro que estamos falando dos cursos da plataforma Escolas Conectadas! Se você já conhece, sabe como essas formações ajudam você a planejar aulas mais atrativas e conectadas com a atualidade. Se você ainda não conhece, considere não ficar atrás nessa corrida de busca pelo conhecimento e por novas estratégias para melhorar suas aulas.
O mês de novembro é a última chance para educadores realizarem 19 cursos que vão encerrar as suas inscrições, já que em 2025 novos cursos entrarão no catálogo do Escolas Conectadas. Essa é uma grande oportunidade para se aprofundar em temas importantes e atuais, como tecnologia e programação, cidadania digital, educação socioemocional, avaliação e recomposição de aprendizagens.
Saiba a seguir quais são esses cursos e, em alguns casos, como impactaram a prática de professores de diversas partes do Brasil. Não perca essa última oportunidade e inscreva-se agora mesmo!
Educação Socioemocional
- Educação socioemocional: aprendizagens-chave (12 horas) - inscrições até 30/11
Explora o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira ela se vincula à BNCC e às orientações curriculares, além de qual é seu propósito e importância para as novas gerações. O curso mostra como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.
Para a educadora Juciane Andrade, a formação a ajudou a refletir sobre a própria prática pedagógica. “Inclusive, tenho aplicado com os colegas de profissão algumas técnicas e ensinamentos adquiridos no curso”, afirma. Ela também indica os cursos plataforma Escolas Conectadas aos seus pares, pois eles “abrem portas para novas abordagens e perspectivas positivas de interações na educação”.
- Currículo, saberes e competências socioemocionais (16 horas) - inscrições até 30/11
Aprofunda as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais e relacionais da educação.
- Práticas reflexivas de Educação socioemocional (16 horas) - inscrições até 25/11
Identifica oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam. Também analisa abordagens que viabilizem esse trabalho e compartilha estratégias e recomendações para avaliação.
Avaliação / Recomposição de Aprendizagem
- Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens (10 horas) - inscrições até 25/11
Apresenta referências, estratégias e instrumentos de avaliação para evidenciar a aprendizagem e apoiar o desenvolvimento dos seus alunos, explorando recursos variados, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.
Em seus mais de 20 anos de carreira docente, a professora Deise Araújo, do Colégio Estadual Senador Onofre Quinan (Goiânia/GO), sempre considerou a realização de atividades como um dos principais desafios do processo de ensino e aprendizagem.Com o retorno às aulas após a pandemia, ela observou uma baixa nos índices de aprendizagem dos estudantes, e sentiu dificuldades em trabalhar com a recomposição e mapear seus objetivos de trabalho. “Após fazer esse curso, percebi o quê preciso mudar em minhas práticas: aliar objetivos e avaliações diversificadas ao longo do percurso.”
Desde então, Deise passou a integrar verificações mais pontuais às suas aulas, que resultaram em maior participação e engajamento dos estudantes. Essas avaliações foram feitas por meio de formulários preenchidos ao final de determinada aula, com perguntas centradas no material que haviam estudado, ou durante uma dinâmica chamada “Jogo de Placas”, na qual a turma se divide em pequenos grupos e, a cada pergunta feita pela professora, discutem entre si e levantam placas confirmando ou não aquela informação.
- Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar (10 horas) - inscrições até 30/11
Auxilia os professores no uso de estratégias pedagógicas inovadoras para apoiar seus alunos na recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as lacunas de aprendizado por meio de avaliação diagnóstica e planejando propostas que garantam a personalização do ensino e a priorização das aprendizagens essenciais que os estudantes precisam desenvolver.
- Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas (10 horas) - inscrições até 30/11
Apresenta materiais teóricos e ferramentas práticas que auxiliam os educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a avaliar para além das provas.
- Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar (10 horas) - inscrições até 30/11
Oferece conceitos e reflexões sobre a recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental, apresentando estratégias práticas para os professores apoiarem o aprendizado dos seus estudantes, considerando as suas lacunas de aprendizado e focando no que é essencial para o desenvolvimento deles.
- Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático (10 horas) - inscrições até 25/11
O curso ajuda os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas, dando ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.
- Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? (10 horas) - inscrições até 25/11
O curso explora as evidências de aprendizagem e a importância de sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. Traz ainda boas práticas e dicas para integrar essas evidências ao dia a dia, ajudando os professores a enfrentarem os diversos desafios do cotidiano escolar, sempre considerando as realidades das escolas em todo o país.
Cidadania digital
- Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet (48 horas) - inscrições até 30/11
Mostra a importância da cidadania digital dentro e fora das escolas, além de incentivar o uso seguro, consciente e responsável da Internet entre educadores e estudantes, abordando temas como direitos e deveres na Internet, segurança digital, violência, combate à intolerância e cyberbulling.
“Esse curso abriu muitas possibilidades para trabalhar o assunto com os estudantes”, afirma Andrea Martins, professora da rede estadual de São Paulo. “Me deu subsídios que me permitiram trazer muitas informações úteis para a minha prática. Além disso, passei a ter um novo olhar sobre os recursos digitais em sala de aula, de forma que passei a tê-los como parceiros.”
Após realizar o curso, Andrea começou a incentivar seus estudantes a utilizarem celulares para fins pedagógicos, já que a quantidade de recursos que sua escola possuía era limitada. Desde então, o dispositivo é utilizado para a realização de pesquisas, atividades no Canva, produção de vídeos e podcasts. “Indico o curso para outros educadores que queiram ampliar o seu olhar sobre esse assunto de extrema importância, visto que muitos utilizam esses recursos de forma irresponsável”, conclui.
Tecnologia / Programação
- Tecnologias para empoderar (40 horas) - inscrições até 30/11
Possibilita explorar tecnologias digitais para apoiar os estudantes na construção de conhecimento. Pensamento computacional, robótica educacional, narrativas digitais, educação em dados e aprendizagem criativa são alguns dos conteúdos abordados por meio de missões, inspiradas no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak.
- Olá, mundo! Lógica de programação e autoria (30 horas) - inscrições até 30/11
Apresenta de forma prática conceitos referentes à lógica de programação, mostrando como ela está presente no dia a dia das pessoas e pode auxiliar na resolução de problemas simples e complexos.
- Ensino híbrido: como fazer na minha escola? (54 horas) - inscrições até 30/11
Ajuda professores e gestores a implementarem caminhos para recompor aprendizagens dos estudantes e investir em seu protagonismo, aproveitando as potencialidades do ensino híbrido para ampliar tempos, espaços e recursos na construção do conhecimento.
- Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir (20 horas) - inscrições até 25/11
Explora meios de despertar a curiosidade dos estudantes por meio de conceitos da pesquisa científica, ampliando a percepção deles sobre a presença da ciência no dia a dia.
- Programação criativa: produzindo jogos e animações (30 horas) - inscrições até 25/11
Aborda de maneira simples e criativa os elementos e benefícios da programação, e convida a experimentar o Scratch, uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo.
- Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão (20 horas) - inscrições até 25/11
Auxilia professores a trabalharem a educação em dados de forma criativa e envolvente, ensinando seus alunos as habilidades de ler, analisar, interpretar e comunicar números e estatísticas de forma contextual.
- Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar (20 horas) - inscrições até 25/11
Incentiva os professores a colocar a criatividade dos estudantes em ação, explorando ferramentas digitais que instigam o interesse e apoiam a autoria de crianças e jovens, como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
Saúde mental
- Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação (20 horas) - inscrições até 25/11
Quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos? O curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado.
Metodologias ativas
- Metodologias ativas: aprendizes protagonistas (20 horas) - inscrições até 25/11
Apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica. Traz também recursos pedagógicos que podem potencializar o trabalho dos educadores, assim como incentivar o protagonismo dos estudantes.
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